Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/cronista/public_html/Connections/painel_config.php on line 10
 Cronistas

Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/cronista/public_html/index.php:5) in /home/cronista/public_html/pgs/contadorLeitores.func.php on line 23

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/cronista/public_html/index.php:5) in /home/cronista/public_html/pgs/contadorLeitores.func.php on line 23
    1060

Coisas que a gente não escolhe

14/02 d 2012 as 00:44

Nosso nome, por exemplo. Nossos pais escolhem para a gente quando ainda estamos lá dentro. Só vamos ter consciência da dimensão do nosso nome lá pelos sete, oito anos, acho. Aposto que a maioria de nós não é satisfeita com o nome que tem. Inclusive eu, mas não consigo pensar em nenhum melhor.


 


E por falar em pais, também não escolhemos os nossos parentes. Nascemos e a família já está lá. Aquele tio que é brigado com o seu pai, aquele primo que não serve para nada, o irmão mais velho que acha que é o rei da cocada preta. Mas também tem aquela tia que faz doces maravilhosos, o tio engraçado, o avô que é o melhor avô do mundo.


 


Também não escolhemos a nossa aparência, a cor dos nossos olhos, nosso tipo de cabelo, nem o sexo que temos. Eu, particularmente nunca fui muito contente com a minha aparência. Gostaria de olhos mais claros ou cabelos mais lisos. Só estou plenamente satisfeito com o meu sexo, o que compensa todo o resto.


 


Não escolhemos a nossa condição social. Tenho a leve impressão de que, salvo alguns intelectuais, todos gostariam de ser ricos. Eu adoraria ser rico, se pudesse escolher. Mas não tive escolha, e por mais que eu tente mudar esta situação, vou continuar andando de ônibus, verificando preocupado o saldo do banco e comendo no restaurante por quilo.


 


E por falar em ônibus, já pensaram se pudéssemos escolher quem vai se sentar ao nosso lado? Nada de senhoras obesas cheia de sacolas, ou trabalhadores da construção civil recém saídos da labuta, ou crianças com resfriado. Apenas moças de saia, pernas grossas, seios fartos, e que estejam dispostas a conhecer pessoas novas.


 


Reparei que acontece muito de as pessoas não escolherem a sua religião. Normalmente é a dos pais, ou a da família. A criança nasce e, sem ser perguntada, já vai pro batismo. Ou pro culto, ou pra sinagoga. Não é muito democrático, e quando o sujeito cresce e vê que não acredita em nada daquilo, ainda leva bronca. Ou quando muda de religião fica sendo a ovelha negra. Conheci um padre cuja irmã é evangélica, a avó é mãe-de-santo, o irmão é um safado, a tia é espírita e o sobrinho, ateu. Não é uma beleza?


 


Fiquei estupefato quando recebi uma cartinha do banco onde vinha o número da minha agência, o número da minha conta corrente e a minha senha do cartão. Não escolhi nem a senha do cartão! Fim dos tempos.


 


Não escolhemos o nosso país. Tudo bem, o Brasil é um país bonito, gostamos muito dele (embora poucos saibam o hino), tem o Pelé, o Senna, o Lula (desculpem, não pude evitar a piada), a Zilda Arns, a Daniela Cicarelli (não esqueci de você, meu anjo), mulheres, bebidas. Mas cá entre nós, não seria ótimo ser austríaco ou sueco? Na Suécia tem fita.


 


Mas todas essas situações ainda dá para relevar. O que mais me pesa é não poder escolher por quem cair de amores. Normalmente é pela pessoa errada, aquela que nem sabe que você existe, ou se sabe, te olha como um irmão. Ou aquela que é casada e o marido é meio bravo. Aquela que quando você se declara, passa a te evitar e diz que você está confundindo as coisas.


 


Mas também não escolhemos quem se apaixona por nós, o que no fundo dá na mesma.

Deixe seu comentário!

    Nome (obrigatório)
    E-mail (não será publicado) (obrigatório)
    Mensagem:

contato@cronistas.com.br

© 2011 cronistas.com.br - Todos os Direitos Reservados - É proibida a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização

Desenvolvido por Dk3 Internet.