Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/cronista/public_html/Connections/painel_config.php on line 10
Imprimir - A Onda
Cronistas.com.br - A Onda

A Onda

Voltar para crônica

O título da crônica é o nome de um filme alemão de 2008, inspirado no livro de 1981 de mesmo nome, do autor americano Todd Strasser. Essa é uma versão bem melhorada da que vi na adolescência numa aula de Filosofia, quando ainda era matéria obrigatória no finado colegial.


 


Juvenil e ingênuo fiquei impressionado com o que se consegue fazer ao se plantar uma ideia/ideal num determinado grupo, onde é possível convencer e comover as pessoas sem a necessidade de se aprofundar nos alicerces desse ideal.


 


Onde quero chegar?


 


Eu tenho pouco mais de 700 'amigos' no Facebook. E, entre os calados, os fotogênicos, os sarados, os engraçados, há os politizados. E nessa qualidade de amigos politizados, que eu respeito profundamente se são de esquerda, de direita ou se defendem uma monarquia presidencialista, leio aos montes:


 


- Fora PT. Fora Dilma.


 


Tudo bem, você não é obrigado a votar nela. Mas, assim: Você está aqui fazendo campanha contra uma candidata sem oferecer nada como opção. E, FRISE-SE: Não estou aqui defendendo a campanha da Dilma do PT. Estou, apenas e inocentemente, perguntando: Nela não, mas em quem votar e porque? O que os outros oferecem de diferente? Você já parou 45(!) minutos para ler o plano de governo dos candidatos? Dos que têm, claro.


 


O grande problema dessa “Onda” de Fora Dilma do PT é se preocupar mais na derrota dela do que na vitória de alguém. Já li aos montes e ouvi centenas dizendo: Não me importa quem ganhe, apenas quero que ela saia.


 


Quem ganha com isso? Seu ego? Ou, porque você acha, em todo seu intelecto e sapiência, que a Dilma saindo teremos um país diferente, mais justo, digno, sem miséria e praticamente irmão gêmeo da Suíça?


 


Caia na real e não no real.


 


Eleição não é um Fla x Flu, embora muita gente goste de polarizar. Distribuir piadinhas na rede(!) sem apresentar nada que acrescente ou traga à discussão menos calorosa e mais objetiva, só leva à alienação política e ao cultivo de lideranças autoritárias.


 


Você aí que me lê deve ser um daqueles torcedores que vai ao estádio ou ao ginásio e não sai dando sopapo na torcida adversária. Deve ser, também, aquele manifestante que faz seu protesto sem quebrar concessionária ou vidro de banco. Então, se você é civilizado, se é gentil, educado, instruído e luta em paz por um país melhor, apresente ideias e não se deixe levar por uma onda sem profundidade. Gaste suas energias na vitória do que considera melhor e não comemore a derrota daquele que você acha que é pior.


 


Às vezes, por se empenhar tanto na onda do “fora fulana”, você se aliena e vai maré do “qualquer um está bom” e não se dá conta que, o “qualquer um” é muito mais importante para você e todos nós.


 


Espero não morrer na praia, depois de também ter surfado nessa onda.

    Autor: Ronnie Vitorino