Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/cronista/public_html/Connections/painel_config.php on line 10
 Cronistas

Rock and roll na veia!!!!


Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/cronista/public_html/index.php:5) in /home/cronista/public_html/pgs/contadorLeitores.func.php on line 23

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/cronista/public_html/index.php:5) in /home/cronista/public_html/pgs/contadorLeitores.func.php on line 23
    1090

Pelos ares

14/06 d 2013 as 02:04

Como diria Capitão Nascimento: Nuvem. No latim, nubes. No inglês, cloud. No francês, nuage. No espanhol, nube. No grego, σύννεφο... Putz, em grego não faço a mínima ideia de como se pronuncia, mas o Google me diz que é assim que se escreve. E como confio piamente neste tal de Google, fiz um copy&paste sem titubear.


Bem, de um tempo pra cá falar de nuvem virou moda. Não a nuvem como conhecemos desde pequenos e colocamos em nossos primeiros desenhos junto com uma casa, uma árvore, um sol e algumas gaivotas, mas sim algo chamado “computação em nuvem” (em inglês, cloud computing).


O conceito é simples. Utilizar a Internet para armazenar dados e realizar o processamento dos mesmos, seguindo princípios de grid computing (computação em grade), que sugerem dividir o processamento de atividades entre diversas máquinas. É, lendo o que acabei de escrever, não parece tão simples assim.


Quer ver só... Você lembra aquele projeto SETI@home (http://pt.wikipedia.org/wiki/SETI@home)? Bom, eu lembro pois, há alguns anos, quando contei o que era para minha namorada, na verdade minha atual esposa, ela riu da minha cara. Este projeto SETI@home disponibilizava um programa para você instalar em seu computador e, durante o tempo ocioso da máquina, ele ficava analisando informações coletadas por um satélite, e eu dizia que era para buscar vida fora da Terra. Entendeu o motivo da gozação?


Vamos supor que no prédio onde eu morava umas dez pessoas tivessem este programa instalado em seus computadores. Então cada um recebia um pacote de dados e enquanto o computador ativava a tela de descanso, começava a processar estes dados e enviar para o servidor central. Esta distribuição e processamento de dados por mais de um computador seria o principal conceito deste tal de grid computing. Bom, na dúvida, é só dar um Google pelo assunto que não vão faltar sites para explicar isto de forma mais didática.


E aí você me pergunta: Mas somente as grandes companhias têm acesso a este tipo de tecnologia?


E eu respondo: É lógico... que não!


Um bom exemplo disso é uma das ferramentas dessa tal de Google, o Google Drive. Nada mais é que um drive virtual para o armazenamento de arquivos, que você pode acessar por meio de qualquer equipamento conectado à Internet. E onde estes arquivos ficam fisicamente guardados? Sei lá eu! Pra dizer a verdade, é capaz que nem o pessoal da Google saiba. Mas o que importa é que quando acesso o http://drive.google.com vejo todas as crônicas que escrevi até hoje utilizando o Microsoft Word e mandei para lá, ou escrevi com o próprio Google Docs.


Lógico que várias outras empresas oferecem serviços semelhantes, inclusive a própria Microsoft com o SkyDrive, e que recentemente lançou o Office on Demand, uma modalidade bem interessante pra não precisar ficar instalando aplicativos em seu PC ou notebook (Requer Windows 7 ou superior).


Esta modalidade de utilizar aplicativos que não necessitam ser instalados em um equipamento já era comentada desde a época do meu colegial técnico em Processamento de Dados, mas claro que com aquela Internet discada não rolava, mas agora que temos conexões um pouco menos ruins já podemos pensar em usar mais aplicativos assim.


Viu só? E tudo por causa de uma nuvem.

Deixe seu comentário!

    Nome (obrigatório)
    E-mail (não será publicado) (obrigatório)
    Mensagem:

contato@cronistas.com.br

© 2011 cronistas.com.br - Todos os Direitos Reservados - É proibida a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização

Desenvolvido por Dk3 Internet.